FAIL (the browser should render some flash content, not this).

Hungria – O “Imposto Hambúrguer”

Sexta-feira, Agosto 19, 2011 @ 11:08 AM Author: Emanuel Silva

Preocupado com a saúde do seu povo, o governo da Hungria aprovou recentemente uma lei que aumenta entre 5 e 20% o imposto sobre comidas e bebidas que tenham níveis excessivos de sal e açúcar. 
“O projecto-lei, que já é conhecido pelo nome de «imposto hambúrguer», foi aprovado com 55 votos a favor, 54 contra e 36 abstenções e tem como objectivo tornar os cidadãos húngaros mais saudáveis.

De acordo com o ministro da Economia, György Matolcsy, os ministérios resolveram analisar os possíveis efeitos da introdução do imposto «uma vez que estudos recentes sobre os hábitos alimentares dos húngaros e os efeitos na saúde mostram que os problemas associados ao consumo excessivo de gordura e sal aumentaram nos últimos anos». Ainda segundo a porta-voz do governo, a saúde dos húngaros é, em média, pior do que a dos outros europeus, com muitos casos de cancro e doenças cardíacas.

O novo imposto, que vai ser aplicado inicialmente aos biscoitos salgados e doces e às bebidas energéticas, pode gerar uma receita de cerca de 78 milhões de euros por ano. A medida está, no entanto, a ser fortemente criticada pela indústria que diz não ter sido consultada o suficiente durante o processo de elaboração da lei.”

Ana Filipa Luzia. “Hungria cria imposto sobre sal e açúcar”;  Disponível em: http://www.mariajoaodealmeida.com/catalogo_noticias.php?ID=2295, Acesso em 06-08-2011.